Logo
Atendimento (86) 3222-7731

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO PIAUÍ

Email para contato

SECRETARIATI@GLMPI.ORG.BR

Dia da Bandeira

19/11/2022

bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo de um estado soberano, país, estado, município, província, organização, coroa ou reino, ou seja, toda e qualquer entidade constituída, quer seja uma nação e seu povo, ou mesmo uma família tradicional, desde que reconhecida por outras entidades ou tradição.

A origem das bandeiras remonta à Idade Média, quando os exércitos aliados, para não se confundirem uns com os outros, usavam um pedaço de pano hasteado num estandarte, com as cores e sinais de identificação do batalhão ou companhia envolvida. Assim evitavam o temido fogo amigo. 

No Brasil, após a proclamação da República, em 1889, uma nova bandeira foi criada para representar as conquistas e o momento histórico para o país.

Projetada por Raimundo Texeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret.

As estrelas que fazem parte da esfera azul, representam a constelação Cruzeiro do Sul. Cada uma representa um Estado de acordo com a Lei nº 8.421 de 1992 e tem um nome relacionado à astronomia!

 

 

A única estrela acima da faixa "Ordem e Progresso", é chamada de Spica e representa o Estado do Pará que no ano de 1889, correspondia ao maior terrritório acima da linha do Equador!

Segue  a lista de estrelas correspondentes à cada Estado em mais detalhes:

 

 

Abaixo mais estrelas, mais Estados e seus significados.

 

 

Neste 19 de novembro, dia da Bandeira:

"Juro lealdade ao Brasil e fidelidade à sua bandeira, que sobre nós, nos momento de festa ou de dor, sempre paire a sagrada Bandeira, pavilhão da justiça e do amor"!

 

 


Emitido em 26/04/2024 01:15