Logo
Atendimento (86) 3222-7731

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO PIAUÍ

Email para contato

SECRETARIATI@GLMPI.ORG.BR

Comemoração pela vida e pelos 60 anos de Iniciação do Irmão Joaquim Gomes!

23/02/2023

JOAQUIM GOMES DE MESQUITA CIM 2126 - A.'.R.'.L.'.S.'. Costa Araújo nº 03.

Aprendiz: 23/02/1963;

Companheiro: 08/04/1963;

Mestre: 20/04/1964;

Instalação: 19/06/2014;

Joaquim Gomes de Mesquita, nascido no dia 11 de setembro de 1935 na Fazenda Bom Jardim município de José de Freitas PI.

FILIAÇÃO: Raimundo Gomes Filho e Josefa Gomes de Mesquita, do Casal uma prole de 14 irmãos, ainda criança veio a morar em Campo Maior no ano de 1942.

Por falta de adaptação, voltou para o interior, seu lugar de origem onde demorou pouco e logo no ano de 1950, seus pais lhe mandaram em definitivamente para Campo Maior, a cidade dos seus sonhos e, desejava desenvolver-se, como de fato aconteceu.

A sua primeira oportunidade de trabalho foi-lhe oferecida pelo saudoso amigo José Costa, que tinha sua oficina de ferreiro/metalúrgico.

Foram apenas poucos meses e se tornou vítima de uma forte alergia. Assistido pelo médico João de Deus Torres, foi impedido de trabalhar naquela profissão de metalúrgico em cujo ambiente dava-se muito bem com o patrão e com os demais operários.

O Pai, Raimundo Gomes Filho, tinha seu estabelecimento comercial no Mercado Central de Campo Maior. Convidado, passou a trabalhar naquele importante estabelecimento comercial, onde liderava como vendedor.

No ano de 1956, foi convidado pelos Senhores Francisco Eutrópio e José Wellington, empresários do ramo industrial de fabricação de móveis dos mais variados modelos, em seguida, no ano 1957, recebeu convite do Capitão Waldeck Bona, rico empresário agropastoril e político de muito prestígio em Campo Maior e no Estado do Piauí.

Assumiu a função de fotógrafo do Partido Social Democrático PSD, pelo partido, Waldeck Bona. Seu empregador, naquele ano era candidato a Deputado Estadual e foi vitorioso.

No ano de 1958 ofereceu ao Joaquim Gomes de Mesquita, o poder de decidir profissionalmente já reconhecidamente um profissional bastante conhecido na Sociedade Campo-maiorense, estabeleceu-se com o FOTO ESPERANÇA, Microempresa que teve vida longa até o ano de 2003.

Foi com a profissão de fotógrafo que Joaquim Gomes de Mesquita conquistou o sucesso, casou-se em primeiras núpcias com Teresinha Soares Brandão, no ano de 1961 e no ano de 1993, Teresinha surpreendeu a sociedade Campo-maiorense com seu falecimento, deixando saudades fortes com seu esposo, filhos, familiares sanguíneos e a família maçônica, por sua atuação dinâmica com dama Maçônica.

Posteriormente, Joaquim Gomes de Mesquita firmou namoro com Maria Mirtes Ferreira Gomes e formou seu segundo enlace matrimonial no ano de 1995.

O Casal viveu momentos felizes até o falecimento de sua companheira Mirtes Gomes, o que deixa até hoje muita saudade de seus amigos e familiares e Maçons/Damas.

VIDA MAÇÔNICA: Por deferência especial ao convite dos Maçons Francisco Josenias Cruz, Edimar Correia Jardim e Antônio da Silva Aragão (Tonico), iniciou sua Vida Maçônica na Loja Maçônica Costa Araújo nº 3, no dia 23 de fevereiro de 1963, obteve um ótimo desenvolvimento na Loja e dentro do prazo legal chegou ao Grau de Mestre Maçom.

Em Loja sempre foi e ainda é um Maçom exemplo tendo como referência especial de ter acompanhado todos os Iniciandos na Ordem, na preparação do Processo do Ato de Iniciação, muito querido por todos os irmãos e Cunhadas.

O seu primeiro cargo administrativo em loja foi de Mestre de Banquete, no ano de 1964, sem interrupção por mais de seis décadas, ocupando todos os cargos em Loja, tornou-se Mestre Instalado no dia 17 de Junho do ano de 2014, conduzido ao maior cargo administrativo da Loja, o de Venerável Mestre, no mesmo dia de sua Instalação.

Atualmente ocupa o cargo de Venerável Mestre de Honra da Loja, correspondendo assim toda a nossa expectativa do quadro da Loja Costa Araújo nº 3.

Nesta data Memorável, eu não poderia deixar de externar minha consideração e amizade ao nobre irmão, e ao mesmo tempo agradecer por tosas as benfeitorias e serviços prestados a nossa Ordem, deixando um legado invejável aos irmãos mais veteranos e recém iniciados, para que a Maçonaria desenvolva cada vez mais seu papel fundamental da Fraternidade, Igualdade e Solidariedade.

Grande abraço Grande Mestre.

Or.'. de Campo Maior aos 23 de fevereiro de 2023 E.'.V.'. 

Antônio de Pádua Aragão da Silva - Vem.'. M.'.

São 60 anos desde a iniciação e com grande alegria a Família Grande Loja do Piauí nas pessoas do Sereníssimo Grão-Mestre Jarbas Nogueira Matias e do Grão-Mestre Adjunto Rolnalde Calixto de Souza, saúda o irmão Joaquim Gomes, sua família e sua Loja por data tão festiva!

Toda honra e toda glória ao Grande Arquiteto do Universo, roteirista dessa grande história contada pelo Ven.'. M.'. Antônio de Pádua da Loja Costa Araújo nº03.


Emitido em 24/04/2024 22:22