Logo
Atendimento (86) 3222-7731

GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO PIAUÍ

Email para contato

SECRETARIATI@GLMPI.ORG.BR

Nota de Obrigado da Grande Loja Maçônica do Piauí...

29/12/2022

São Tomás de Aquino escreveu o "Tratado da Gratidão" e nesse texto identifica três níveis da gratidão:

1. Reconhecimento do que foi feito tem natureza racional por um serviço prestado (superficial);

2. Dar graças é agradecimento, é um louvor ao serviço prestado (intermediário);

3. Obrigado é o comprometimento com quem prestou o serviço, tem embutido a construção de um vínculo (profundo);

De acordo com Antônio Nóvoa, professor da Universidade de Lisboa na área de Educação, nas línguas inglês e alemão, a gratidão é expressa no nível mais superficial (thank you/zu danken).

Na maior parte dos idiomas europeus a gratidão se expressa  no nível intermediário: merci (francês), gracias (espanhol) ou grazie (italiano), por exemplo.

Afirma o professor Nóvoa que apenas na língua portuguesa, ele vê a gratidão expressa no nível mais profundo do "Tratado da Gratidão" de São Tomás de Aquino: "obrigado"!

O obrigado tem em suas entrelinhas: "O comprometido perante vós a contribuir na medida de minhas possibilidades com o que for preciso"!

Por isso, A Grande Loja Maçônica do Piauí se compromete na medida de suas possibilidades com todos que se envolveram nas buscas pelo nosso querido irmão Galiza.

A Família Grande Loja, através do Sereníssimo Grão Mestre Jarbas Nogueira Matias e do Eminente Grão Mestre Adjunto Ronalde Calixto Souza, agradece todas as orações, compartilhamentos, informações de toda a poderosa rede que se formou em torno da busca pelo irmão Galiza!

Muito obrigado!


Emitido em 20/04/2024 11:07